convencao nicolina

As Festas Nicolinas ou Festejos a São Nicolau são uma manifestação secular dos estudantes vimaranenses e constituem marca indelével e matriz identitária da vivência cultural e popular da cidade. Há mais de três séculos que envolvem a sua população que nelas se embrenha desde os finais de cada mês de Novembro até à primeira semana de Dezembro, revolvendo a cidade e projetando-a, até, fora de muros.

São das mais antigas festas da cidade, expoente da memória coletiva local, mantendo e renovando a tradição na atualidade. São transversais, integrando a componente cultural com elementos de cariz popular, como muito bem já foi observado em diversas obras que se debruçaram sobre o fenómeno e sua história.

As suas implicações de carácter sociológico, antropológico, cultural e até económico justificam uma reflexão aberta e profunda. Chegamos a uma altura em que é preciso discutir o seu movimento, o seu modelo, o seu desenvolvimento, a sua organização.

A Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães / Velhos Nicolinos e a Associação de Comissões de Festas Nicolinas, numa iniciativa e organização conjunta, vão realizar a II CONVENÇÃO NICOLINA, retomando o espírito de uma primeira edição realizada há 20 anos. O evento decorrerá a 2, 3 e 10 de Outubro de 2015 em Guimarães, na “blackbox” da Plataforma das Artes.

Pretende-se um debate franco e aberto, sem reservas, no sentido de esclarecer algumas ideias feitas, de meditar sobre o seu modelo atual e de promover a projeção das Festas Nicolinas no futuro.

Procurar-se-á saber do que foram as festas, do que sejam as festas, do que são as festas e do que serão as festas.

No primeiro dia, dia 2 de Outubro, sexta-feira, pelas 21h30m decorrerá a sessão de abertura, onde terão lugar várias comunicações das diversas instituições ligadas ao fenómeno Nicolino, incluindo as Escolas Secundárias.

Nos Sábados seguintes, dias 3 e 10, durante todo o dia, serão apresentadas preleções de várias personalidades relacionadas com as festas, seguidas de debate com a assistência.

Para além das personalidades convidadas, haverá espaço para comunicações propostas à organização por quem pretender participar nesse âmbitoNeste sentido a Comissão Organizadora da II Convenção Nicolina apela à participação no evento não apenas na assistência com possibilidade de intervir no debate, mas também ainda como apresentando uma comunicação da sua autoria. Para tal deverá ser submetido o texto à Comissão

Organizadora até ao próximo dia 24 de Setembro através do mail: convencao.nicolina@gmail.com

Esse texto deverá ter em conta que a comunicação não deverá ultrapassar os 10 minutos.

De acordo com o número de inscrições e com o tempo disponível serão selecionadas as comunicações “auto-propostas” a apresentar.

0 Comentários

Envie uma Resposta

©2017 Nicolinas.pt a premium internet solution from Super8

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?